Notícias

13/03/2025

Inscrições para Rodadas de Negócios do Fórum Audiovisual dos Interiores vão até 27 de março

Ao todo, 17 players do mercado audiovisual confirmaram participação no evento, que acontece de 20 a 26 de abril, em Ipiaú.

Promover o encontro e a interação entre realizadores audiovisuais baianos e players do mercado, impulsionando o desenvolvimento de projetos e parcerias. Esse é o objetivo das rodadas de negócios do Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia, que acontecerá de 20 a 26 de abril, em Ipiaú. Ao todo, 17 players confirmaram participação no evento, que traz essa novidade em sua segunda edição. Interessados podem submeter projetos até o dia 27 de março.

Serão aceitas propostas de obras audiovisuais nas fases de desenvolvimento, produção, finalização e distribuição nos formatos de longa-metragem, média-metragem, curtas-metragem, série, minissérie, interprograma de

ficção, documentário ou animação. Os inscritos precisam residir e atuar em municípios do interior do estado. A lista de players inclui produtoras, distribuidoras, emissoras de TV, entre outras organizações da cadeia audiovisual.

Da área de distribuição, participam: Cajuína Audiovisual, Pique Filmes, Umbuzeiro Filmes, Fistaile, Encripta e Pupilo. Entre as exibidoras estão a Handsplay, TV Kimurê, Circuito Sala de Arte e TV UFMA. Para produção, os interessados podem enviar projetos para Ato3 Produções, Araraguaia Produções, Tem Dendê Produções, Retratos Filmes e Audrey Filmes. Há ainda a participação de duas empresas de serviço e infraestrutura: a Elu Cinema e a Mirante Produções.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online, através do site oficial do Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia. Cada realizador poderá enviar quantos projetos desejar. Cada um pode ser direcionado para até três players diferentes, que ficarão responsáveis pela seleção das propostas. As rodadas de negócios acontecerão de forma on-line, nos dias 23 e 24 de abril, integrando a programação do evento.

Os inscritos podem ainda participar de uma sessão de Pitching, momento no qual terão a oportunidade de apresentar sua proposta para os players a fim de obter feedbacks diretos e até garantir investimentos para o projeto. A participação nessa atividade é opcional e o interesse deve ser sinalizado no ato da inscrição para as rodadas de negócios.

Acesse aqui o regulamento completo.

“Sabemos que a produção audiovisual fora dos grandes centros enfrenta desafios específicos, desde o acesso a financiamento até a distribuição. Por isso, nossa intenção é transformar o Fórum em um espaço estratégico, onde cineastas e produtores possam dialogar diretamente com players do setor e, a partir dessas conexões, impulsionar seus trabalhos. Essa novidade representa um passo fundamental para o fortalecimento da nossa cadeia produtiva e para a construção de um cenário mais diverso e descentralizado no audiovisual brasileiro”, reforça  Edson Bastos, produtor executivo do evento.

Sobre o Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia

O 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia é uma realização da Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste da Bahia (Sasb) e, nesta edição, conta com a produção da Voo Audiovisual. O principal objetivo do encontro é debater e reivindicar a criação de políticas públicas de fortalecimento do cinema produzido fora dos grandes centros urbanos, além de promover trocas de experiência, networking e novos aprendizados para os participantes.

Este ano, o evento terá como anfitrião o 4º Circuito Cine Éden, mostra de cinema que também será realizada de 20 a 26 de abril, em Ipiaú. A programação de ambas ações serão integradas. No caso do Fórum, além das Rodadas de Negócios e do Pitching, o encontro contará ainda com mesas de debate, workshops e oficinas, sendo voltado para profissionais, estudantes e demais agentes do setor dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.