
TERRITÓRIO CINEMA
O Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia se consolida como um espaço vital de debate, articulação e fortalecimento do setor nos 27 territórios de identidade do estado. Sob o tema “TERRITÓRIO CINEMA”, o Fórum ecoa a crescente efervescência audiovisual que emerge do interior, desafiando a centralização histórica dos recursos e oportunidades.
A Lei Paulo Gustavo (LPG) surge como um divisor de águas nesse cenário. Todos os 417 municípios baianos aderiram à LPG, mesmo que alguns, como Camaçarí e Ilhéus, tenham devolvido os recursos sem executá-los. No âmbito estadual, também houve uma descentralização do investimento. Dos recursos financeiros de projetos selecionados nos editais audiovisuais da LPG da Bahia, 51% foram destinados para iniciativas fora da Região Metropolitana de Salvador, superando os 49% os direcionados à capital e municípios vizinhos.
Essa injeção de recursos impulsionou a produção no interior, que já demonstrava sua força. Das 407 empresas baianas regulares na ANCINE (em 19/02/2024) na área de produção cinematográfica, de vídeos e programas de televisão, 102 estão sediadas no interior, representando 25% do total. O Fórum Audiovisual surge, portanto, em um contexto de ascensão e potencial a ser explorado.
O “TERRITÓRIO CINEMA” não se limita apenas à produção. Ele abrange a valorização das identidades locais, a formação de novos profissionais, a criação de circuitos de exibição e a construção de um diálogo contínuo com o poder público. A implementação da BahiaFilmes nos interiores, com o destaque para o crescente protagonismo do cinema local, é uma demanda central.
Dessa forma, o 2o Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia se apresenta, assim, como um espaço estratégico para que essa visão de um audiovisual diverso e descentralizado, ganhe força e se torne realidade. O discurso de um cinema que nasce do território, com suas cores, sotaques e histórias, ressoa com as políticas de inclusão e diversidade, abrindo portas para o reconhecimento do potencial do audiovisual em todos os territórios de cada um dos interiores da Bahia.