Notícias

06/05/2025

2º Fórum Audiovisual dos Interiores e 4º Circuito Cine Éden alcançaram mais de 4 mil pessoas

Eventos fizeram de Ipiaú uma referência na articulação nacional pelo fomento ao cinema do interior.

Durante uma semana, o município de Ipiaú, no Médio Rio de Contas, viveu uma intensa celebração da cultura e do audiovisual. De 20 a 26 de abril, o 4º Circuito Cine Éden e o 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia mobilizaram a cidade e a região com sessões gratuitas de cinema, apresentações artísticas, debates e momentos históricos de reafirmação da arte como instrumento de memória, resistência e transformação social.

Ao todo, os dois eventos alcançaram mais de 4 mil pessoas por meio de atividades presenciais e ações em formato híbrido, como as mesas de debate do Fórum, transmitidas ao vivo pelo canal do projeto no YouTube. Seja presencialmente ou à distância, estiveram reunidos participantes de dezenas de cidades dos mais diferentes territórios de identidade do estado, como Vitória da Conquista, Ilhéus, Feira de Santana, Rio de Contas, Ubatã, Macaúbas, Poções, Barreiras, entre outras.

A realização conjunta dos dois eventos teve ainda impacto direto na economia local. O aumento na circulação de pessoas em Ipiaú gerou maior demanda em pousadas, bares, restaurantes, lanchonetes e outros comércios, comprovando que investir em cultura é também uma forma de fomentar o desenvolvimento econômico. Além disso, contabilizando o número de membros da equipe de cada projeto, foram cerca de 60 postos de trabalho gerados diretamente pelo Fórum e pelo Circuito.

Articulação pelo fomento ao cinema do interior

O 2º Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia funcionou como ponto de encontro entre realizadores, produtores, gestores, coletivos e entidades culturais de todo o estado e também de outras regiões do país, promovendo articulações e trocas para além do evento. A programação discutiu a descentralização de recursos, políticas públicas e a necessidade de mecanismos para ampliar a produção, distribuição e exibição do cinema dos interiores. 

Foram quatro oficinas, três workshops, seis mesas de debate, rodadas de negócios, sessão de pitching e mais de 30 convidados em atividades presenciais e on-line. Durante o evento, Ipiaú recebeu representantes e autoridades de órgãos estaduais e até nacionais como a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e a Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MINC). A cidade ainda foi palco do Diálogo Setorial de Audiovisual, promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), por meio da Fundação Cultural do Estado (Funceb).

Para os realizadores que participaram do Fórum, foi uma oportunidade de reivindicar políticas menos excludentes e adequadas às especificidades dos territórios, assim como pautas históricas da cultura local, como a produção do primeiro longa-metragem de ficção de Ipiaú. “O grande legado desta edição é o início de uma articulação nacional em prol de mais políticas públicas e de fomento para o audiovisual nos interiores de todo o Brasil”, enfatizou Edson Bastos, produtor executivo do evento e diretor de projetos da Voo Audiovisual. 

Participantes do Fórum unidos pela campanha de produção do primeiro longa-metragem de ficção de Ipiaú. Foto: Anderson Costa Santos.

Cinema ao alcance de todos

Em paralelo à programação do Fórum, o 4º Circuito Cine Éden ocupou praças, instituições públicas de ensino e espaços culturais com exibições de filmes nacionais, levando a magia da sétima arte para dez diferentes lugares de Ipiaú e atraindo não só moradores da cidade, mas também de outros municípios da região. A edição ainda promoveu feitos inéditos como a realização do primeiro cine drive-in do município e uma sessão inclusiva com todos os recursos de acessibilidade necessários para viabilizar a participação de pessoas com deficiência.

A ousadia também foi uma marca do evento. Na abertura, o projeto levou o cinema nacional e local até a zona rural. Em seu sexto dia de programação, foi promovida uma mostra competitiva de curtas em um bar. Já o encerramento aconteceu em frente ao antigo Cine Teatro Éden, valorizando a importância do espaço como patrimônio histórico e cultural de Ipiaú e fortalecendo a luta pela implantação de uma nova sala de cinema na cidade.

Ao longo da semana, famílias inteiras acompanharam as sessões. O envolvimento do público foi celebrado como um sinal de que o cinema pode, sim, fazer parte da vida cotidiana fora dos grandes centros. “O projeto levou o cinema pra porta da casa das pessoas, então foi muito bonito. Estou muito orgulhoso do trabalho de toda a equipe e muito feliz de termos conseguido fazer algo tão grandioso aqui em Ipiaú”, destacou Henrique Filho, coordenador geral do Cine Éden e diretor artístico da Voo.

Mostra Cinema na Escola, uma das dez sessões do 4º Circuito Cine Éden. Foto: Janaína Castro.

Projeções para o futuro

A força simbólica e o impacto socioeconômico do 4º Circuito Cine Éden e do 2º Fórum Audiovisual dos Interiores fortalecem o desejo de continuidade dos dois projetos. Ao mesmo tempo, fazem de Ipiaú uma referência estadual na articulação pelo cinema do interior. 

O sucesso da quarta edição do Circuito endossa a campanha para que o evento passe a integrar o calendário cultural do município, com edições anuais e apoio do poder público local. Enquanto isso, o Fórum já tem outras quatro edições confirmadas. A próxima será em novembro, no município de Iraquara, durante o Festival de Cinema Ambiental de Iraquara (FASAI). 

Os dois projetos foram contemplados em Editais da Paulo Gustavo Bahia e têm apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.